terça-feira, novembro 06, 2012

TODO O SER LOUVE AO SENHOR


Igreja Presbiteriana Independente da Cohab l

ATgAAACp0NhDVNd2LpjysyFdIHm8yR3RdKdPX7war2WHzZ8nA_0tPYCNsol20IPHpdgfAHWJ4YUbE31gmXhl647ArFJdAJtU9VAb3JWhaDFZAI2vWwcYhyf9PLJVdA.jpg
pastor MARCOS WAGNER
Mensagem baseada em Salmos l50: l-6.
Ministrada em 27/09/09(14) 
TODO SER LOUVE AO SENHOR
O Saltério reúne uma coleção preciosa de poesia e musica cujas melodias se perderam há muito tempo ao longo da historia do povo hebreu.
Conhecemos o que Davi, os filhos de Asafe ou os filhos de Coré cantavam, mas realmente não sabemos a melodia original de cada um dos Salmos.
São ( 150 )Salmos de gêneros diversos, expressando momentos, dores, alegrias e memórias do povo de Deus.
Os estudiosos do antigo testamento procuram classificar esses gêneros agrupando-os por semelhança de conteúdo,  que em geral, são apresentados como Salmos reais, Salmos de confissão, de ação de graças, de lamento, de exaltação da cidade santa, Salmos de sabedoria, Salmos litúrgicos, hinos em geral, e etc.
Chama a atenção o fato de conhecermos a letra,  mas, não conhecermos a música.
-Porque os salmistas não deixaram nenhum registro sobre isso?
Pessoalmente acredito que isso tem a ver com a espontaneidade com a qual Deus deseja ser adorado.
Se de alguma forma os hebreus tivessem deixado a partitura original já teríamos ¨sacralizado¨ a melodia e estabelecido uma reza padrão e uma liturgia oficial de ¨ritmos que Deus aprova¨ e passaríamos a vida inteira tentando agradar a Deus de forma mecânica e pouco criativa.
Penso que Deus gosta mesmo é das manifestações genuinas, sinceras e espontâneas que brotam da alma e do coração do Seu povo. Isto alegra ao Senhor e cumpre o propósito divino para toda a criação, que é o louvor da Sua gloria.
Nesse sentido, a adoração é inevitável! (Deus estabeleceu assim e assim será... nada poderá tirar o louvor dos labios do povo de Deus)
Em apocalipse, a besta e o falso profeta procuram desviar a adoração pertencente a Deus, fazendo com que as nações e os povos adorem a sua imagem.
Mas a adoração A DEUS é inevitavel, os remidos do Senhor possuem um novo cântigo nos lábios...amém
APOCALIPSE  19: 1-3 diz assim:  ¨Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo : Aleluia! A salvação e a gloria, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os Seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.  -Segunda vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos¨.

                 Quem é o agente da adoração ?
¨Todo ser que respira¨  Adão e Eva  juntamente com toda a criação adorava a Deus em plena submissão a Ele e em continuo relacionamento com Deus.¨
Ali, não há templo  nem púpito,  há  um grande jardim ornamentado por arvores frutíferas de toda sorte, por rios cristalinos, flores das mais variadas cores e animais de toda espécie que serviam de testemunhas daquele Culto que acontecia todos os dias durante a viração do dia... quando Deus se revelava ao homem e fazia do coração do homem um verdadeiro altar de consagração a Deus.

2)-Diante da Grandeza de Deus, a adoração é inevitável.
Uma das alegorias mais lindas que já li sobre tudo o que é vivo louvando ao Senhor está descrito no livro A Cabana. Num lugar restaurado, diante de Jesus, as flores abrem, os coelhinhos saltam, as éguas se prostram, as aves fazem manobras nos céus, os aromas se intensificam, as aguas se cristalizam, o orvalho fica brilhante e uma explosão de submissão e louvor acontece... porque Jesus está presente. Aleluia.
Paulo afirma em Romanos 8:l9   A ardente expectativa da criação aguardando a revelação dos filhos de Deus. 
Romanos 8:22  Essa mesma criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora...  o momento da sua plena redenção.

3)-Diante da presença de Jesus, a adoraçaõ é inevitavel
LUCAS   l9: 28-40   Nos conta sobre a ¨entrada triunfal de Jesus¨ em Jerusalém e sobre a espontaneidade da multidão que aclama ao Senhor dizendo¨Baruc Rabá Beshen Adonai ¨ ( bendito o que vem em nome do Senhor ) e logo alguns fariseus apareceram pedindo a Jesus para que repreendesse a multidão, impedindo-os de o adorar.
A imediata resposta de Jesus foi: Asseguro-vos que se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.
4)-Diante da realeza de Deus, a adoração é inevitavel!
¨E os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciões prostraram-se diante do cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
e entoavam novo cântico, dizendo:
Digno És de tomar o livro e abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o Teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, lingua, povo e nação e para o nosso Deus os constituístes reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande vós: Digno é o cordeiro que foi morto de receber o poder,  e riqueza, e sabedoria, e força e honra, e gloria, e louvor. Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, e debaixo da terra e sob o mar, e tudo que neles há, estavam dizendo: Àquele que está assentado no trono e ao cordeiro, seja o louvor, e a honra e gloria e o domínio pelos séculos dos séculos
( Apoc. 5:14  E os quatro seres viventes respondiam: Amém!
Esses são os que inevitavemente adorarão ao Senhor.

l-            O Lugar da Adoração
¨Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do Seu poder¨.
O Salmista tem a terra como santuário.
Isaías 6- diz: ¨...A terra está cheia da tua gloria¨ Isaías está tendo uma visão celestial.
O salmista afirma que o firmamento, algum lugar acima dele é o local da adoração, mas ele vê a partir da terra.
A adoração acontece em todos os espaços entre os céus e a terra--NA VIDA. Aleluia
 Ev. ( João 4:23) -Fala da inquietação da mulher samaritana...Onde devo adorar ao Senhor...
A resposta foi: Em Espírito e em verdade.
Você é o templo, o santuário que foi estabelecido na terra.
A adoração é inevitável, àqueles que são movidos pelo Espírito Santo, amém
2                          O motivo da adoração.
¨Louvai-O pelos seus poderosos feitos; louvai-O consoante a Sua muita grandeza¨.
Salmos 78  nos mostra diversos motivos:
( ou seja, por tudo quanto Ele realiza em nós, e simplesmente pelo fato Dele ser Deus) aleluia, Glórias à Deus
Diante dos Seus poderosos feitos, a adoração é inevitável

                           O Modo da Adoração
Usando criatividade e espontaneidade, cada um do seu jeito, fazendo com que um cantigo conhecido suba à presença de Deus como sendo único, inédito, e especialmente preparado para Ele.
Vozes: respiraçaõ, vida, som - aparelho vocal. 
LUGAR  -no Espírito
MODO -verdade.
                    INSTRUMENTOS DE ADORAÇÃO
Trombeta: instrumento de metal.
Shofar- instrumentos de chifre de carneiro
Saltério: Antigo instrumento musical de cordas.
Harpa: instrumento de musica, triangular, cujas cordas desiguais se dedilham com as duas mãos e cuja origem remonta à mais Alta Antiguidade.
Adulfes: Pandeiro quadrado com guizos.
Dança: arte de dançar; Passos cadenciados, geralmente ao som e compasso de musica; Movimento incessante
Instrumentos de Cordas: Cítara, bandolim, violão e congêneres.
Frautas: Instrumento musical de sopro sem palheta.
Címbalo Retubante: Antigo instrumento musical composto de dois meios globos de metal que se percutiam.
Diante da criatividade e da espontaneidade concedida a nós, a adoração é inevitável.
Conclusão
Bendito seja o Senhor que ocultou a melodia da música para que se manifestasse a beleza da canção. amém
GLORIAS A DEUS, NOSSO SENHOR, PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS, AMÉM...

Nenhum comentário:

O grande desejo de Deus!

  Ev. S Marcos 16: 15/16   -  Jesus ordenou aos seus discípulos.. Jesus disse aos seus   discípulos: Ide por todo o mundo e anunciai o Evang...