estudos enviados pelo irmão
HUMBERTO IPI COHAB -1
S.PAULO -BRASIL
Diacono Célio.
Diacono Célio.
O QUE É VIDA CRISTÃ?
A VIDA CRISTÃ, Começa quando alguém decide aceitar Jesus em sua vida como seu Senhor e salvador.
O nascimento espiritual:-
( João3:6) -O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
( João3:6) -O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
-A vida Cristã é um relacionamento pessoal e diário entre o cristão e Cristo, amém
Uma nova criatura Baseado em II Cor. 5:17.
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
1)° IDADE -O Cristão recém-convertido é uma criança espiritual.
( I Cor. 3: 1; E eu irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.Hb. 5:13; porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na Palavra da justiça, porque é menino.
A criança tem algumas características peculiares:- alegria, pouco desenvolvimento, inexperiência e a natural inconstância.
-O novo Cristão é exatamente uma criança em seu modo de agir, ele é cheio de empolgação e alegria de viver, é contagiante o modo como ele fala do Senhor Jesus.
É reconfortante para quem tem muito tempo de vida cristã presenciar a alegria de um neófito; (alguém novo na fé).
-Contudo, da mesma forma que é natural á uma criança ter atitudes de criança, também é absolutamente necessário o seu crescimento e mudança de atitudes; com o passar dos anos, ela deve crescer fisicamente e evoluir intelectualmente e amadurecer. Assim também, essa primeira fase do recem convertido, deve ter um tempo limite para passar, caso contrário, será uma anormalidade.
-Toda criança é simples e inocente, essa simplissidade e inocência vão desaparecendo com o seu crescimento físico e mental. A infância é medida por quatro atitudes que são:- sabores, sons, aromas e cenas, depois vem a fase adulta da razão e das responsabilidades. O cristão amadurecido deve apresentar evolução, não pode permanecer estagnado; e, junto com esse desejo de alçar voos maiores é preciso manter a paixão verificada no início da conversão. amém, Glórias à Deus.
Carta a Igreja em Éfeso, adverte:- Apocalipse.2:4 a:
-Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
-O crescimento e o amadurecimento devem existir, porem, a lembrança e o principio do amor, da graça e da misericórdia jamais poderá sumir da vida do crente, caso contrario, Ele será apenas mais um religioso dentro de um sistema frio e calculista, completamente sem vida.
2)° (IDADE) -Epoca da Oscilação, Neste período é onde vivemos a maior parte de nossa vida cristã, além de termos momentos de experiência com Deus no meio das aflições e provações no mundo,( parte deste viver é dentro da igreja), nela é que formamos nossos conceitos eclesiásticos e nos formamos cristãos dentro de um grupo, seja esse grupo Tradicional, pentecostal, neo – pentecostal renovado, ou qualquer outro grupo que possa aparecer. Além de nossos gostos pessoais, existe outro influenciador de formação Do cristão:-
O estilo da igreja.
O estilo da igreja.
Este estilo interfere em nossa vida criando julgamentos e juízos sobre toda parte da vida cristã.
Vejamos os principais:
1)° (Racionalismo) -O Racionalismo é a tentativa de se compreender tudo que diz respeito à vida cristã e a sua espiritualidade de forma intelectual. É a ênfase exagerada sobre o potencial da mente, como o único meio para empreender a busca da verdade.
É o desprezo pela revelação de Deus, que tem por base as faculdades do espírito.
O cristão que tende para o racional terá muita dificuldade para aceitar os milagres. E, com certeza nunca conseguirá estabelecer um relacionamento profundo com o Espírito Santo.
Paulo trata dos perigos do racionalismo nos capítulos 1 e 2 de ICoríntios. Vejamos alguns pontos importantes:
a). I Cor 1.19 " -Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos." – O sentido aqui não é que Deus condene o uso da mente, não, absolutamente; pois, foi Deus mesmo quem deu esta capacidade ao homem. O que deve ser aniquilado é o racionalismo.
b). I Cor 1.26– "Sábios segundo a carne", refere-se ao racionalismo;
c). I Cor 2.4-5 "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demostração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus "
É o desprezo pela revelação de Deus, que tem por base as faculdades do espírito.
O cristão que tende para o racional terá muita dificuldade para aceitar os milagres. E, com certeza nunca conseguirá estabelecer um relacionamento profundo com o Espírito Santo.
Paulo trata dos perigos do racionalismo nos capítulos 1 e 2 de ICoríntios. Vejamos alguns pontos importantes:
a). I Cor 1.19 " -Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos." – O sentido aqui não é que Deus condene o uso da mente, não, absolutamente; pois, foi Deus mesmo quem deu esta capacidade ao homem. O que deve ser aniquilado é o racionalismo.
b). I Cor 1.26– "Sábios segundo a carne", refere-se ao racionalismo;
c). I Cor 2.4-5 "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demostração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus "
-A pregação de Paulo não era baseada no intelectualismo;
d. I Cor 2.9, – Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Essa revelação de Deus nos comunica conhecimentos mais profundos do que aqueles que a mente humana pode entender.
d. I Cor 2.9, – Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Essa revelação de Deus nos comunica conhecimentos mais profundos do que aqueles que a mente humana pode entender.
Mt 11: 25 -Jesus disse: Graças te dou, Ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultastes estas coisas aos sábios e as revelastes aos pequeninos.
I Cor 2:14 -Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las , porque elas se dicernem espiritualmente. – O racionalista é chamado de "homem natural".
I Cor 2:14 -Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las , porque elas se dicernem espiritualmente. – O racionalista é chamado de "homem natural".
2)° ( Emocionalismo) O emocionalismo tem por base as emoções e os sentimentos puramente humanos. A vida cristã é cheia de emoções, entretanto, não está fundamentada nessas emoções. Muitos que não entendem isto, e que procuram estabelecer um relacionamento com Deus à base das emoções, começam logo cedo a ter os seus conflitos espirituais. Os nossos sentimentos mudam facilmente, e por isso não servem para arbitrar o nosso relacionamento com Deus.
O Emocionalismo está presente na vida e experiência de praticamente todos os crentes recém convertidos. Eles querem encontrar Deus em seus "arrepios" e em suas "lágrimas". E quando isto não acontece, chegam até a duvidar da existência de Deus. Estão sempre procurando provas palpáveis para comprovarem suas experiências espirituais. Às vezes têm a animação para mudar o mundo todo, e pouco depois duvidam de sua própria salvação.
Em I Cor. 1.22 -Paulo fala dos dois extremos:
-O Judeu emocional; -Lista que exigia sinais para crer; O Emocionalismo está presente na vida e experiência de praticamente todos os crentes recém convertidos. Eles querem encontrar Deus em seus "arrepios" e em suas "lágrimas". E quando isto não acontece, chegam até a duvidar da existência de Deus. Estão sempre procurando provas palpáveis para comprovarem suas experiências espirituais. Às vezes têm a animação para mudar o mundo todo, e pouco depois duvidam de sua própria salvação.
Em I Cor. 1.22 -Paulo fala dos dois extremos:
-Os Gregos racionalistas que exigiam explicações intelectuais.
O Ponto de Equilíbrio através do Viver Cristão baseado na Fé: Rm 1.17 -Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.
-A vida cristã pela fé não exclui as emoções legítimas, nem a razão! -Usamos a mente em nossa consagração afetiva à Deus. -As emoções são bem vindas quando acontecem como consequência dos atos da fé.
O cristão que aprende as lições do viver pela fé, alcança maturidade nas seguintes áreas:
a. Hb 3.14 -Torna-se participante de Cristo:
b. Hb 11.27 - Fica firme;
c. Hb 11.33,34 - Vence, tirando "forças da fraqueza". Conf. II Cor. 12.9 -A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
d. I Pe. 5: 9 - Resiste às tentações do diabo.
O Ponto de Equilíbrio através do Viver Cristão baseado na Fé: Rm 1.17 -Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.
-A vida cristã pela fé não exclui as emoções legítimas, nem a razão! -Usamos a mente em nossa consagração afetiva à Deus. -As emoções são bem vindas quando acontecem como consequência dos atos da fé.
O cristão que aprende as lições do viver pela fé, alcança maturidade nas seguintes áreas:
a. Hb 3.14 -Torna-se participante de Cristo:
b. Hb 11.27 - Fica firme;
c. Hb 11.33,34 - Vence, tirando "forças da fraqueza". Conf. II Cor. 12.9 -A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
d. I Pe. 5: 9 - Resiste às tentações do diabo.
3)° (Tradicionalismo) O tradicionalismo é o apego aos costumes e lendas antigas, transmitidas de geração à geração.
4)°. (Legalismo) Legalismo é o apego à Lei, na tentativa de auto – justificar por meio das obras. Ênfase sobre o esforço humano em agradar a Deus.
-Conceitos ligados ao passado.
O Judaísmo da época de Jesus estava eivado de tradições humanas que não tinham nenhum valor espiritual., e, estavam em total confronto com a Palavra de Deus, Mt 15.2,3,6.
· O tradicionalismo tem, na verdade, uma aparência de humildade e sabedoria, mas é totalmente inútil do ponto de vista espiritual,
O Judaísmo da época de Jesus estava eivado de tradições humanas que não tinham nenhum valor espiritual., e, estavam em total confronto com a Palavra de Deus, Mt 15.2,3,6.
· O tradicionalismo tem, na verdade, uma aparência de humildade e sabedoria, mas é totalmente inútil do ponto de vista espiritual,
A obediência a tais práticas não vence o pecado.
Cl 2.20-22 Se morreres com Cristo para os rudimentos do mundo, porque, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:-
não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
-Pode conduzir à hipocrisia e a adoração vã,
Mt 15.8-9 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
· É considerado como uma "vã maneira de viver",
· É considerado como uma "vã maneira de viver",
I Pe 1.18. Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados do vosso futil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo.
· Paulo antes de sua conversão era um tradicionalista do judaísmo,
· Paulo antes de sua conversão era um tradicionalista do judaísmo,
Gl 1.14 -E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meu país.
Modernismo -É a tendência para aceitar inovações. -É a facilidade para adotar idéias e práticas modernas que o uso ainda não consagrou. -É o extremo do tradicionalismo.
O Conflito de gerações é um fenômeno bastante comum, resultante destes dois pontos extremos:-
Modernismo -É a tendência para aceitar inovações. -É a facilidade para adotar idéias e práticas modernas que o uso ainda não consagrou. -É o extremo do tradicionalismo.
O Conflito de gerações é um fenômeno bastante comum, resultante destes dois pontos extremos:-
(tradicionalismo e modernismo.) Trata-se da dificuldade que os nossos avós e pais tiveram em aceitar os nossos comportamentos e costumes, quando éramos jovens. É o mesmo conflito que temos hoje, com relação aos nossos filhos.
-Quem está correto neste conflito?
-Quem está correto neste conflito?
– Geralmente ninguém está correto! Os pais se posicionam num extremo, e os filhos noutro: Um rejeita os valores do outro, e ambos apontam defeitos mútuos. – Isto se chama
O Conflito das Gerações! -Precisamos procurar os pontos de equilíbrio, para uma autêntica espiritualidade, por exemplo:a). Existem tradições que não podem ser rejeitadas:
II Ts. 2.15; -Os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos preseguiram e não agradam a Deus, a ponto de " nos impedirem de falar de Jesus aos gentios para que estes fossem salvos."
b). Existem ensinos que não podem ser mudados:
b). Existem ensinos que não podem ser mudados:
II Tm 3.14; -Tu, porém, permanesse naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste.
c). Existem fundamentos que não podem ser removidos:
c). Existem fundamentos que não podem ser removidos:
I Cor. 3.11; Porque ninguém pode lançar outro fundamento , além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
II Tm 2.19. O Sanhor conhece os que lhe pertencem,
Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
d). Nem toda novidade é a fiel expressão da verdade:
d). Nem toda novidade é a fiel expressão da verdade:
II Tm 4.3,4. Pois haverá tempo em que não suportarão a Sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se a fábulas.
e). Os métodos de pregação podem mudar, mas o Evangelho jamais pode mudar, Gl 1.8; -Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo dos céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado , "seja anátema."
e). Os métodos de pregação podem mudar, mas o Evangelho jamais pode mudar, Gl 1.8; -Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo dos céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado , "seja anátema."
I Cor. 9.22. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.
-Precisamos conciliar o "espírito conservador", com o "espírito criativo", fugindo tanto do tradicionalismo, quanto do modernismo.
-Precisamos conciliar o "espírito conservador", com o "espírito criativo", fugindo tanto do tradicionalismo, quanto do modernismo.
a). O legalismo dá uma importância exagerada às normas e as regras que regem as aparências exteriores, Fp. 3.4-6. Mas, para Deus as aparências não definem a verdadeira espiritualidade, I Sm. 16.7; Jo 7.24; II Cor. 5.12: 10.7; II Tm. 3.5.
b). O legalismo faz julgamentos sem amor e sem misericórdia. O exemplo de Paulo que, escudado em seu legalismo, perseguia cruelmente a Igreja, At 9.1,2;
c). O legalismo faz acepção de pessoas, Gl. 2.11-14. Deus não faz At 10.34.
5)° (Liberalismo) O liberalismo está relacionado com a liberdade pessoal. Com o desprezo à toda a sorte de regras e disciplinas pessoais.
Assim como no legalismo a ênfase recai sobre a lei, no liberalismo a ênfase recai sobre a Graça.
É a defesa sobre uma liberdade irresponsável!
3.3. O Equilíbrio neste ponto está nos seguintes passos:
a). Quando Paulo foi acusado de pregar sobre uma "graça irresponsável", sua resposta foi clara, Rm. 5.20; 6.1-4;
b). Estamos livres do jugo da lei, Gl 5.1, porém, não devemos usar desta liberdade para dar ocasião à carne, Gl 5.13;
c). A mesma Graça que nos salva também nos ensina a viver de forma pura;
Tito 2:11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens..
Tito 2:12 Educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões do mundanas, vivamos, no presente século, sensata justa e piedosamente.
Tito 2: 13 Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.
Hebreus 12:28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor.
6)° (Fanatismo) Fanatismo é um zelo religioso excessivo, cego, intolerante. É a expressão de uma fé doentia e infantil. O fanatismo religioso tem produzido grandes tragédias na vida espiritual.
-A Igreja de Corinto começou entrar pelo caminho do fanatismo. -Não obstante possuir as manifestações dos dons do Espírito Santo,
-A Igreja de Corinto começou entrar pelo caminho do fanatismo. -Não obstante possuir as manifestações dos dons do Espírito Santo,
I Co 1.5,7, Porque , em tudo, fostes enriquecidos Nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento;
de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo;
-Corintios era uma igreja infantil, carnal e cheia de "divisões",
I Cor 1: 11-13; -Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de cloe, de que há contendas entre vós: -Refiro-me ao fato de cada um dizer:-
Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu de Pedro, e eu de de Jesus Cristo. (Cor 3.1,3.)-O fanatismo religioso tem aparências de espiritualidade, mas, em sua essência é totalmente mundano,
I Co 5:7. Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois como Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado.
7)° (Formalismo) O formalismo é oposição a tudo o que é espontâneo e natural. Refere-se a tudo o que é programado, que obedece a regras fixas e inflexíveis.O formalismo religioso pode privar o homem de certas experiências com Deus. Pode tornar a fé cristã fria e sem espiritualidade. Numa igreja formalista, o Espírito Santo de Deus jamais terá liberdade para realizar grandes obras.
Podemos notar esta tendência na Igreja de Tessalônica,
I Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.
19: Não apagueis o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias.
Devemos ser fervorosos no espírito, servindo ao Senhor:
Romanos 12:11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito servindo ao Senhor.
O Equilíbrio para essa oscilação é "o amor".Doutrinando a Igreja de Corinto, Paulo recomendou o amor, como a virtude espiritual de equilíbrio,
I Corintios 12:31 Entretanto, procurai com zelo, os melhores dons. Ou seja, onde há amor não haverá fanatismo nem formalismo; prevalecerá o " equilibrio".O Equilíbrio para essa oscilação é "o amor".Doutrinando a Igreja de Corinto, Paulo recomendou o amor, como a virtude espiritual de equilíbrio,
3)° (IDADE) Era das Tamareiras, "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus".
Esta etapa na vida do crente é o tempo de colheita.
Salmos 126: 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.Salmos 126: 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes.
2Timóteo 4:7 O apóstolo Paulo, já concluindo a sua missão disse: Combati o bom combate , completei a carreira, guardei a fé.
4:8 -Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto, juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, "mas também a todos quantos amam a Sua vinda."
-O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR!-A VINDA DE JESUS ESTÁ MUITO PRÓXIMA.
Concluindo:-
Que nas fases da nossa vida cristã, possamos viver uma fé pura,
igual de uma criança, porém, sem sermos infantis e imaturos;
E no crescer tenhamos o cuidado de não envelhecer o espírito.
Amém!!!
OREMOS:
Senhor Deus, graças eu te dou pela vida do nosso irmão Humberto, peço te Ó Deus, abençoa grandemente a família do meu irmão em Cristo, em nome de Jesus, amém.
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