quarta-feira, abril 20, 2011

O AMOR É A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ


                    Diácono Célio Alves
        O amor é a essência da vida Cristã.
Evangelho de João ( 13: 34,35 ). 
Jesus disse:- Novo mandamento vos dou:- Que vos ameis uns aos outros; Assim como Eu vos amei, que vos ameis uns aos outros. Nisto todos conhecerão que vós sois meus discípulos:- Se tiverdes amor uns aos outros..Nos dias de hoje a igreja de Cristo de um modo geral estão se esquecendo desse amor apregoado por Jesus, 1Corintios 13: ainda que eu fale a língua dos anjos, ainda que eu tenha recebido de Deus todos os dons espirituais, se eu não tiver amor pelo meu semelhante,  tudo isso junto,  não me trará nenhum proveito, amém 
E o amor que estamos falando aqui,  abrange todos os sentidos da convivência humana, como posso dizer que amo o próximo, se eu não me sensibilizo com a miséria do outro. Tiago 2: 15 e 16, diz:  Se um irmão ou uma irmã estiverem precisando de cobertor e necessitado do alimento básico e qualquer um nós, disser a essa pessoa: Vai em paz, sem lhe dar aquilo que ele está precisando, que paz ele terá ? 
-Que amor e esse que estamos demostrando pelo nosso irmão,?
Se um mendigo bate na porta da casa de alguém pedindo um pão ou um prato de comida, ele tem, mas, não dá,  inventa uma desculpa qualquer para que essa pessoa se retire  logo da sua porta, isso é amor,?


(João 15: 9 a 10) Como o Pai me amou também Eu vos amei; permanecei no Meu amor.
-Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamento de Meu Pai  e no Seu amor permaneço.
Jesus está nos mostrando enfaticamente que se não houver cumplicidade entre os irmãos;  ajudando-se mutuamente e procurando atender as necessidades dos irmãos dando-lhes suporte, apoio, nas necessidades cotidianas, não estamos cumprindo nem o mandamento do Pai,  nem do  Filho e não permanecemos no Seu amor,  amem.
v°11 -Tenho vos dito essas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este:- Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. O amor de Deus é incomparável.
Evang. Jõao 3: 16 porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Filho unigênito ( Jesus), para que todo que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna. Ele morreu na cruz por mim e por você.
v°13-15 -Ninguém tem maior amor do que este: Alguém dar a própria vida em favor dos seus amigos.
- Jesus disse: -Vós sois meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando. 
-Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos  chamado "amigos", porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a CONHECER. Aleluia, Glórias à Deus.
Marcos 12: 28 b a 31. Um escriba perguntou a Jesus:- Qual é o principal mandamento ?
Jesus respondeu:- Ouvi ó povo de Deus, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor!
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
1João 4: 20  Se alguém disser:- Amo à Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê; não pode amar à Deus, a quem não vê. amém
Essa foi a mensagem que Deus nos enviou nessa noite, peço ao Espírito Santo que fale mais ao teu coração, amém.






            AMOR X PRECONCEITO
O propósito dessa mensagem é nos levar a refletir sobre a importância do amor na nossa vida e como ele é fundamental no trato com as outras pessoas. Em Gálatas, falando sobre o fruto do Espírito, o apóstolo Paulo coloca o amor em primeiro lugar, acima de todos  os outros dons espirituais.
Fazemos aqui um ligeiro confronto entre:-
                                                   
Amar é decidir gostar de alguém, sem distinção de raça, cor, idade ou posição social. Entre o preconceito e o amor existem algumas diferenças básicas. O preconceito faz separação entre as  pessoas, o amor as aproxima, o preconceito cria cisões, o amor reconcilia, o preconceito fere; o amor cura.
Nós recebemos de Deus, o ministério da reconciliação para derrubarmos por meio do amor todo e qualquer preconceito, desta forma não há Judeu nem Gregos; não há servo nem livre, não há homem nem mulher; pois todos somos UM em Cristo Jesus; juntos formamos o corpo de Cristo.
Gálatas 3: 28  Paulo escreveu:- Não pode haver Judeu nem Grego: nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Somos frutos do Amor para amar; solidão e egoísmo não podem fazer parte da nossa nova natureza que recebemos de Deus; se recebemos a capacidade de amar, foi para que nos amemos uns aos outros, esse é o nosso desafio e a nossa vocação.
Somente o bom perfume de Cristo em nós, a fragância das palavras, dos gestos, atitudes responsáveis, nos levam a cuidar uns dos outros com amor fraternal;  ademais, devemos reconhecer que somos dependentes da presença transformadora de Deus em nossas vidas.
2°Coríntios 2:15  Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos, como  nos que se perdem.


1°) SUJEITAR UNS AOS OUTROS.
Há ocasiões na nossa vida Cristã ou secular, que convivemos com pessoas com menos recursos do que nós, seja na condição econômica, seja na área intelectual ou na experiência de vida; é nesse momento que devemos pedir a Deus que nos dê humildade e compreensão, para considerar essa pessoa alguém superior a nós e ter respeito por ela, é isso que o apóstolo Paulo nos ensina e foi exatamente isso que Jesus fez por nós; vocês estão me entendendo ?  Glória à Deus, amém.
Felipenses 2: 5 a 8  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele subsistindo em forma de Deus não julgou o ser igual a Deus; antes a Si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem; e a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.
Efésios 3:8  A mim o menor de todos os santos, me foi dada a graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis  riquezas de Cristo.


2°)  ENCORAJAR UNS AOS OUTROS
Deus é a base no nosso encorajamento, Ele é a nossa esperança, todos nós passamos por provas, momentos difíceis, seja enfermidade, filho no vício ou rebeldia, desemprego, casamento que vai mal, dívidas que não conseguimos pagar, falta de moradia. Quem de nós  já não passou por alguma dificuldade dessas. ?  -São nessas  situações que bate o desanimo, dá vontade de largar tudo e sumir.Nessa hora devemos buscar na Palavra de Deus força para continuar,  imitar os homens de Deus.  Jeremias que disse:- Lam. 3: 21 Quero trazer à memória o que me pode trazer esperança.
 Paulo  disse em Romanos 15: 13  E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.
Isaías 41: 13 Porque Eu, o Senhor teu Deus te tomo pela tua mão direita e te digo:- Não temas, que Eu te ajudo.
Josué 1:  7  Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvieis, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que ande..
Devemos também buscar no Espírito Santo essa sensibilidade, porque somente Ele tem a condição  de desenvolver em nós a sabedoria para encorajarmos alguém que já esteja sem força para continuar. Podemos ajudar alguém mesmo que essa pessoa esteja distante de nós, enviando-lhe cartas ou e-mail  contendo uma palavra amiga e assim, dar a essa pessoa a nossa contribuição, encorajando-lhe a continuar lutando. Nesse caso,  é importante também, sabermos ouvir  a confissão daquela pessoa que deseja se abrir, ela está precisando de um ombro amigo para desabafar, devemos ouví-la com amor de mãe e sem interrompê-la, sendo ouvinte fiel, ainda que isso sagnifique investir um pouco do nosso tempo. Afinal de contas, alguém está confiando a nós seus segredos. Depois de ouví-la  com amor e paciência, devemos ajudá-la naquilo que estiver ao nosso alcance e principalmente Orar à Deus juntamente com essa pessoa, de modo que ela possa compreender que todos nós somos dependentes de Deus.  Essa é a proposta do Evangelho de Cristo.
2Corintios 2: 7,8 -De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhes e confortá-lo, parta que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.


3°)  LEVAR AS CARGAS UNS DOS OUTROS
Fraquezas ou falhas, aflições físicas, fome açoites, prisões, necessidades financeiras, aflições espirituais, emocional, conflitos externos, temor interno, depressão, isolamento, saudade, isso tudo são dificuldades inerentes a vida do ser humano; se  você ficou sabendo de alguém que está com algum desses sintomas, vá até ele, estende a tua mão ajude-o a levantar-se novamente, console-o com palavras brandas, sem cobranças, nem acusações; abrace-o com amor;  esse é o nosso dever, não só como Cristãos que somos, mas principalmente como ser humano. Cair e levantar  é próprio de gente, se alguém errou, não devemos crucificá-lo, condená-lo, não. Devemos sim, orientá-lo, aconselhá-lo afim de que essa pessoa tenha uma nova chance. Como servos de Deus, estamos vivendo no Espírito Santo e não na carne; é do Espírito Santo que receberemos sabedoria e amor para ajudar a carregar as cargas das outras pessoas.
Gálatas 6: 2   Levai as cargas uns dos outros e assim, cumprireis as leis de Cristo.


Oremos: Santo Deus, nosso querido Pai, nosso Salvador, em o nome Santo de Jesus Cristo, eu te peço:-
Abençoa grandemente a todas as pessoas que ler esta mensagem, ensinado lhes a copreender a tua Palavra e respeitar e  temer ao Teu Santo Nome. Eu te peço em o nome de Jesus, amém






Nenhum comentário:

O grande desejo de Deus!

  Ev. S Marcos 16: 15/16   -  Jesus ordenou aos seus discípulos.. Jesus disse aos seus   discípulos: Ide por todo o mundo e anunciai o Evan...