quarta-feira, setembro 29, 2010

DEUS É QUEM ME GUIA!

Mensagem enviada por:
Presb.Diorande IPI COHAB1
em 29/09/10
SALMOS 23
        Introdução
O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente as águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça pôr amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos; unges-me a cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor pôr longos dias.

" DEUS É QUEM ME GUIA SEMPRE. "

Pessoas de todas as raças, nações e religiões têm recitado este salmos, provavelmente ele seja um dos textos mais conhecidos da bíblia sagrada.
Davi, antes de se tornar rei de Israel,  era pastor de ovelhas, por isso ele sabia muito bem do que estava falando, a ovelha é um animal totalmente indefeso contra os seus predadores, além de não ser um animal rápido para fugir, também é incapaz de se defender, daí sua total dependência de seu pastor. Davi,  quando se dispõe a lutar contra o gigante Golias, depara-se com a desconfiança de todos, pois Davi era ainda um jovem e de pequena estatura para enfrentar aquele gigante que havia afrontado o seu povo, então Davi disse: Eu apascentava as ovelhas de meu pai,  então veio um leão e eu o enfrentei e o venci, depois veio um urso e também o enfrentei e o venci.
Um pastor de ovelhas apascentava suas ovelhas, então chegaram outros dois pastores com as suas ovelhas e começaram a conversar, enquanto eles conversavam as ovelhas se misturaram. Passado algum tempo,  um dos pastores se levantou chamou as suas ovelhas e imediatamente elas ouviram a sua voz e o seguiram. Logo também o outro pastor fez o mesmo,  chamou as suas ovelhas e estas reconheceram a sua voz e o seguiram.
Um viajante que assistia aquela cena ficou intrigado e foi conversar com o pastor que ficara e lhe perguntou: Se eu chamar as suas ovelhas elas me seguirão ? . Ao que o pastor lhe respondeu:  De maneira nenhuma, a ovelha só segue o seu pastor! O homem insistiu novamente:  E se eu tomar emprestado o seu cajado e a sua roupa elas me seguirão? O pastor respondeu:  Ainda assim elas não te seguirão!, a menos que ela esteja doente aí pode ser que ela o siga, pois uma ovelha doente tem dificuldades em discernir a voz do seu pastor.
Jesus disse: Eu Sou o Bom Pastor, Eu conheço as minhas ovelhas e das minhas ovelhas sou conhecido, elas ouvem a minha voz e Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
Jesus disse: Eu conheço as minhas ovelhas. Quanto a isto não temos nenhuma duvida, sabemos que Ele nos conhece perfeitamente, conhece as nossas fraquezas, sabe das nossas necessidades, enfim tudo aquilo que somos tudo aquilo que pensamos e tudo o que realizamos esta diante Dele.
Jesus continua: E das minhas ovelhas sou conhecido. Se você perguntar a qualquer pessoa se ela conhece a Jesus com certeza a grande maioria dirá que o conhece, mais este conhecer que Jesus fala é algo mais que simplesmente Ter ouvido falar, é Ter intimidade com Ele é compartilhar as alegrias as tristezas e confiar, como nós sabemos Jesus Cristo não esta morto Ele ressuscitou e prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação do séculos.   
Jesus continua: Elas ouvem a minha voz. Esta com certeza é parte mais difícil do nosso relacionamento com Jesus, gostamos muito de compartilhar das nossas necessidades, Senhor eu preciso disso, Senhor eu preciso daquilo, mais dar ouvidos a sua voz é algo que nós não gostamos muito, pois isso implica em mudança de vida, assumir compromissos que nós não gostamos e nem estamos dispostos a gastar o nosso tempo, ainda assim o Senhor nos outorgou o seu Espírito Santo, para nos consolar, nos instruir e nos ajudar a cumprir-mos com as nossas obrigações.
E por ultimo Jesus disse: Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Jesus entregou a sua própria vida pôr amor de nós, pois Ele conhece as nossas fraquezas e sabe que não tínhamos nenhuma condição de pagar as nossas dividas para com Ele, pôr isso Ele mesmo pagou a nossa divida para nos dar acesso livre à presença do Pai.
Quem conhece a história de Davi, sabe que Davi foi um homem que viveu em meio a lutas e provações, Ele foi perseguido pôr Saul, enfrentou os inimigos de Israel e foi perseguido pelo seu próprio filho Absalão, mas em meio a tudo isto Davi nos deixou salmos maravilhosos, onde ele expressa toda a sua confiança e dependência em Deus.
Se temos conhecido e ouvido a voz do Bom Pastor que é Jesus Cristo, com certeza podemos declarar que nada nos faltará, pois ainda que tenhamos que passar pôr lutas e provações como Davi, Jesus nos fará repousar em pastos verdejantes e nos guiará mansamente a águas tranqüilas, Ele trará refrigério a nossa alma e nos guiará pela vereda da justiça pôr amor do seu próprio Nome, ainda que andarmos pelo vale da sombra da morte não temeremos mal algum, pois a sua vara e o seu cajado nos consolarão, Ele ungira a nossa cabeça com óleo e fará o nosso cálice transbordar, a bondade e a misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida, então habitaremos seguros eternamente na casa do nosso Bom Pastor, e ali não haverá mais a desconfiança, nem o medo, nem o ciúme, nem as contendas, nem o choro, nem a dor, nem a morte, só nos restara o Amor, a Paz, o louvor e a adoração ao nosso Bom Pastor que é Jesus, pois fomos feitos pôr Ele e para Ele e sem Ele não teríamos nenhum motivo para viver.

Ao Nosso Bom Pastor que é Jesus, toda honra glória, louvor e adoração.

Nenhum comentário:

O grande desejo de Deus!

  Ev. S Marcos 16: 15/16   -  Jesus ordenou aos seus discípulos.. Jesus disse aos seus   discípulos: Ide por todo o mundo e anunciai o Evan...